quarta-feira, 27 de janeiro de 2010




Dieta Nota 10
Aprenda a transformar calorias em notas e emagreça sem abrir mão do que lhe dá prazer. Comendo a quantidade certa de todos os alimentos - incluindo os seus preferidos -, você perderá peso e se manterá em forma.


Sim, parece um sonho. É possível comer tudo e perder os quilos que deseja. Está liberado o feijãozinho com arroz; a batata, o pão e os queijos; o macarrão e até mesmo o chopinho. Essa é a proposta da Dieta Nota 10, elaborada pelo endocrino- logista carioca Guilherme de Azevedo Ribeiro, que tem, entre seus pacientes, clientes famosos como Daniela Escobar, Camila Morgado, Maria Maya, Willian Bonner, Fátima Bernardes e Christine Fernandes. A atriz Carolina Dieckmann, que perdeu 28 kg pós-gravidez, em dez meses, com esse regime, é o mais recente case de sucesso do médico. O segredo? Segundo ele, existe um método científico para eliminar o peso extra: mudar os hábitos alimentares. É preciso reeducar-se diante dos alimentos e usá-los na quantidade necessária, sem excessos nem restrições.

Para ajudar seus clientes nessa tarefa, Ribeiro montou uma tabela de alimentos com cerca de 300 itens. A cada um deles deu uma nota, que corresponde ao seu valor calórico.

"A idéia é ensinar sobre quantas notas se pode comer. Essa quantidade varia de acordo com a altura e o sexo. Você tem de acreditar que pode modificar seus vícios alimentares. Se, durante alguns meses, controlar cada alimento que consumir, quando se der conta terá perdido muitos quilos e mudado, para sempre, as atitudes erradas que aumentavam o seu peso, prejudicando a sua saúde", explica o também autor do livro Dieta Nota 10 (Ed. Bertrand Brasil).

Aquecimento
Preparada para fazer a Dieta Nota 10? Muito bem, o primeiro passo é saber quantas notas você pode consumir por dia.. Em seguida, consulte, no fim da matéria, uma tabela com a maioria 21dos alimentos, reunidos em grupos e com valor calórico aproximado, calculado em notas. O objetivo da listagem é simplificar o seu cotidiano: não precisa entender muito de nutrição para utilizá-la. Com o tempo, vai reparar que, igual a todas as pessoas do mundo, você tem preferências alimentares que somam entre 10 e 15 itens. Ao descobrir isso, então terá se tornado seu próprio especialista.

Agora, atenção: todos os alimentos - carboidratos, gorduras e proteínas - são importantes e necessários. Em uma dieta de 500 notas diárias, por exemplo, o ideal é ingerir: 50% (250 notas) de carboidratos; 30% (150 notas) de gordura e 20% (100 notas) de proteínas.

O endocrinologista diz que é preciso aprender, definitivamente, que não existem alimentos permitidos e proibidos. Há apenas alimentos. Se engordam ou emagrecem, depende das notas que valem e da quantidade que você decidir comer. Por exemplo: com 120 notas é possível consumir um bife médio, mais duas colheres de arroz e duas de feijão ou, então, um misto-quente. Já com 50 notas se ingere um brigadeiro (nem pequenino, como o de festas, nem enorme, como o de padaria) ou ainda uma laranja e uma maçã.

"A escolha é sempre sua. Depende do que você está com vont ade de comer ou da sua fome. Os horários de consumir também são livres. Tudo é permitido, desde que não ultrapasse o número de notas que pode gastar em um dia (24 horas - há quem goste de comer de madrugada)", enfatiza o médico, que lançará em breve a continuação do seu primeiro livro, Cardápios Nota 10, também pela Ed. Bertrand Brasil.

"Se o seu limite são 500 notas, não há a menor dúvida de que respeitando-o você emagrecerá. Quem o ultrapassa, ainda que sejam apenas 10 ou 20 pontos, simplesmente não perde peso"

Administrando as notas
A filosofia da dieta você já entendeu: ingere-se um pouco de tudo - gorduras, carboidratos e proteínas. Coma, inclusive, aquilo que a sua vontade pedir. Porém, sempre administrando as notas. É fundamental nunca ultrapassar o seu montante. "Que fique bem claro: se o seu limite são 500 notas, não há a menor dúvida de que, respeitando-o, emagrecerá. Mas se comer 520 notas, 510 notas, achando que tão poucas não farão diferença, lamento dizer, mas fazem sim, e muita. Quem ultrapassa seu número de notas simplesmente não emagrece", alerta Ribeiro.

Outra dica: habitue-se a "roubar" contra. Ao calcular o valor de um alimento, conte as notas de cinco em cinco. Por exemplo: uma colher de sopa de maionese light custa 25 notas. Se comer apenas a metade, você não comeu 12,5 notas. Comeu 15. Dessa forma, não corre o risco de extrapolar o seu limite.



Quer uma boa notícia? A pessoa que se exercita tem um bônus de 50 notas. Esse é o brinde para quem pratica atividade física pelo menos três vezes por semana. Cinqüenta notas? Acha pouco? Pare e pense. Esse "presentinho" significa, diariamente, um brigadeiro extra. Ou mais duas colheres de arroz. Ou mais duas frutas. Ou mais um copo pequeno de chope. "Não hesite. Se você é sedentá- ria, comece a se exercitar imediatamente. Além de melhorar a saúde, comerá mais e emagrecerá bem rápido", recomenda.

Para se manter na linha
Emagreceu? Que bom! Para manter o corpo estabilizado, pode acrescentar 40% de notas à cota do período de emagreci- mento. Por exemplo: quem perdeu peso gastando 500 notas diárias passa a ter direito a 700 notas. Além das 50 notas extras, ou seja, o bônus para os que já se conven- ceram das vantagens dos exercícios físicos.

Mantendo essa cota, não há a menor possibilidade de voltar a engordar. Até por- que 700 notas significam muita comida. Usando esse montante como parâmetro, você também pode manter o peso fazendo o controle semanal, com cota de 4.900 notas. Se exagerar em um dia, compen- se no outro. Siga o procedimento do jeito que achar mais fácil e agradável. O impor- tante é lembrar que, na época do regime, não deve ultrapassar o número de notas diárias, senão voltará a engordar.

Na Dieta Nota 10, a média de emagre- cimento é de um quilo por semana no pri- meiro mês e um pouco menos nos meses seguintes. "Tenha paciência. Peso perdido depressa, depressa se recupera. A Dieta Nota 10 é uma opção de vida, um novo caminho. Com alguma força de vontade, em pouco tempo estará magra, saudável e muito mais autoconfiante", finaliza o especialista.

Um comentário:

  1. Amei seu cantinho, vamos poder trocar muitas "figurinhas". Seja bem vinda!!!! Bjs

    ResponderExcluir